Você conhece a verdadeira história do Brasil? Você sabe quem são os
reais ídolos dessa pátria? Ou você apenas sabe do que eles querem que
saiba? Talvez a história que leia nos livros da escola e as reportagens
que passam na sua TV não mostrem todas as verdades.
A farsa de Santos Dumont
No Brasil se tem a imagem de Santos Dumont como o grande inventor do
avião e do relógio de pulso, mas a verdade é que ele nunca chegou perto
de ser isso e seu “objeto voador” se quer serviu para deixar um legado
posterior para a aviação.
Dumont nada mais era que filho de um grande produtor que café, que
gostava de ter uma boa vida e se meter a inventar coisas, enquanto
passava as tardes com príncipes e princesas francesas. Claro que não se
pode tirar dele o fato de ter criado o dirigível, mas suas grandes
invenções param por aí.
O primeiro voo registrado de Dumont ocorreu exatamente no dia 12 de
novembro de 1906, quando ele voou 220 metros a altura de 6 metros, algo
que foi registrado pelos jornais em toda a França.
O problema é que os irmãos Wright já tinha voado muito mais do que isso e muito antes, só que ao contrário
de Santos Dumont, que gostava de aparecer na mídia e receber elogios
nos jornais, eles queriam criar uma máquina voadora e vende-la para
ganhar dinheiro, por isso jamais fizeram grande testes com centenas de
pessoas, pois tinha medo de que alguém lhe roubasse as patentes, mas
mesmo assim existem registro e provas de seus voos anteriores.
No dia 17 de dezembro de 1903 (quase três anos antes do 14 Bis
decolar) os irmãos fizeram quatro voos que foram de 36 até mais de 250
metros, fato que foi registrado no jornal Dayton Daily, que inclusive
citou Dumont, pois naquela época ele já voava, mas com balões.
No ano seguinte, quando os irmãos já haviam voado quase uma hora,
enfim chamaram repórteres para verem demonstrações de sua máquina de
voar. No ano de 1905, eles já haviam conseguido voar mais de 36
quilômetros em pouco menos de 40 minutos em voo único, quebrando todos
os recordes. A coisa era tão boa e funcionava tão bem, que eles
conseguiam dobrar e fazer todo o tipo de movimento necessário para
manobrar um avião. Por isso enviaram uma carta para o Departamento de
Guerra Americano, tentando vender sua ideia e prometendo demonstrações,
como você pode ver na transcrição de uma das cartas entre os inventores
do avião e o governo:
Além disso, meses antes de Santos Dumont conseguir tirar o 14 Bis do
chão, os Irmãos Wright já tinha conseguido patentear seu avião, em um
processo que levou três anos, ou seja, ele foi iniciado em 1903 e no ano
de 1906 a patente foi liberada e pôde ser conferida aqui nos mínimos
detalhes: http://invention.psychology.msstate.edu/i/Wrights/WrightUSPatent/WrightPatent.html
Resumindo: Enquanto Santos Dumont ainda estudava aerodinâmica, os
irmãos Wright já vendiam seu avião e eram capazes de realizar grandes
voos.
Até mesmo a Franca, que amava Dumont e o chamava de inventor do
avião, se curvou diante dos irmãos americanos, pois eles chegaram lá em
1908 e mostraram para eles o que era um avião de verdade, conseguindo
voos enormes, com curvas, muito mais do que os 200 e poucos metros em
linha reta do brasileiro.
E ainda existe aquele papo: Mas os irmãos Wrigth usavam uma rampa
para voar. Isso era verdade, mas só era utilizada para facilitar a
decolagem, tanto que nas vezes em que foram questionados por causa
disso, eles simplesmente decolavam seu avião do chão, sem nenhuma ajuda,
mostrando que ele era um avião completo.
Há também a história do relógio de pulso, que também não foi invenção
dele, pois o verdadeiro inventor foi Abraham Louis Bréguet, que fez um
sob encomenda para Carolina Murat, irmã de Napoleão, isso no ano de
1814, muito antes do brasileiro fazer tal coisa. Santos Dumont pode ter
sido quem popularizou tal objeto, mas está longe de ser o inventor.
(Minilua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário