Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tráfico de Pessoas - A Escravidão Moderna


Tráfico de pessoas é o recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração que inclui, no mínimo, a exploração da prostituição ou outras formas de exploração sexual, trabalho ou serviços forçados, escravidão ou práticas análogas à escravidão, servidão ou a remoção de órgãos”.

As mulheres que são exploradas pelo tráfico de seres humanos no Brasil, em sua maioria, são jovens, negras, solteiras, de baixa renda e com pouca escolaridade.


Pessoas que acreditam que vão melhorar de vida, porque são atraídas por promessas de emprego e bons salários em outros países.
Os aliciadores são, na maioria das vezes, homens adultos, com alto nível de escolaridade, muitos são empresários, que trabalham em casas de show, bares e agências de encontros.

Os encontros com as vítimas se dão, muitas vezes, através de uma conversa informal entre os turistas, que ficam hospedados nos hotéis, e as meninas que ficam na praia ou no calçadão. Eles fazem propostas tentadoras paras estas meninas que quase sempre não tem muitos recursos financeiros para viver.

Você sabia?

  • Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 44% das vítimas do tráfico são alvos de exploração sexual, 32% são aliciadas para exploração no trabalho e 25% sofrem com a combinação de ambos os tipos de exploração. Ainda segundo a OIT, pelo menos metade dessas vítimas de tráfico são menores de 18 anos.
  • As mulheres são o principal alvo do tráfico internacional de seres humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, só na Europa, 500 mil mulheres sejam traficadas a cada ano. As brasileiras engrossam as estatísticas no velho continente e somam 75 mil, o equivalente a 15% das vítimas.
  • Dos brasileiros que cruzam o Atlântico vítimas do tráfico, 90% são do sexo feminino. Espanha, Holanda, Itália, Portugal, Suíça e França são os principais destinos das brasileiras, segundo as Nações Unidas. E elas chegam principalmente dos estados de Goiás, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

  • Pobreza e falta de oportunidades são apontadas pela Organização Internacional para Migração (OIM) como um estímulo à expansão do tráfico de seres humanos no mundo. Desde 1994 combatendo as redes internacionais, a entidade já providenciou assistência a cerca de 15 mil vítimas do tráfico de pessoas e implementou 500 projetos de reinserção em 85 países.
  • O tráfico mundial de pessoas, que inclui, em sua maioria, crianças e adolescentes, movimenta 12 milhões de dólares, o equivalente a R$ 36,468 milhões por ano. É, portanto, o terceiro mercado criminoso do mundo, sendo superado apenas pelos tráficos de armas e drogas. Esses números foram destacados pela deputada Laura Carneiro.

  • Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano cerca de um milhão de crianças são exploradas sexualmente no mundo, pelo tráfico, pelo abuso sexual, pela prostituição e pornografia infantil, o que comprova a existência de uma indústria com o tráfico.
(fonte: Gospel Atualidades)


10 Idéias criativas utilizando materiais reciclados

Fala povo, postei fazem alguns dias 10 fotos com idéias para reciclar alguns produtos, hoje venho trazer novamente mais algumas idéias sobre o assunto, espero que curtam...










(fonte: Louco Mundo)

domingo, 30 de dezembro de 2012

COMO É FABRICADA A CERVEJA


AS 11 MELHORES HISTÓRIAS DA BIOGRAFIA DO ROMÁRIO

Romário não sai de cena. Amado e odiado com todas as forças, o Baixinho jogou muita bola. Agora, como deputado, continua com a língua afiada, sem medo de falar o que pensa com frases apimentadas por palavrões. A força das suas opiniões faz com que o eterno camisa 11 siga como protagonista, para o bem e para o mal. Até a estátua dele gera polêmica. Para mergulhar no jeito Romário de ser, o POMBO SEM ASA selecionou 11 (número preferido do Baixinho) histórias curiosas da biografia do ex-jogador, escrita por Marcus Vinicius Rezende de Moraes. No livro, lançado em 2009, amigos, familiares e colegas de trabalho do craque falam sobre aquele que já se classificou como ‘O cara’. Entre as passagens mais curiosas, a briga com Edmundo por causa de um relógio, a fuga de três namoradas, ofensas via tradutor, entre outras. Confira!
 

Apanhava a caminho do colégio
Ronaldo, o irmão: “Durante um período, quando estava a caminho do colégio, em Cordovil, um cara o esperava e quando passava batia nele. Várias vezes voltou para casa contando essa história, o que deixava nossa mãe preocupada. Um dia fomos juntos ao colégio, ele na frente e eu atrás para pegar o agressor. Quando o cara se aproximou do Romário, eu pulei em cima dele e rolamos até a ponte, de onde caímos e ele bateu a cabeça no asfalto, ficou desacordado. Tratamos de cair fora. Passei a levar meu irmão ao colégio e confesso que cheguei a ir armado com um revólver 22 do meu pai. O cara reapareceu e durante alguns dias nos ameaçou. Depois desapareceu. O Romário, por um bom tempo, sonhou com o agressor”.

Fogo no cabelo
Luís Cláudio, amigo de infância na Vila da Penha: “Uma vez o Romário estava de olho numa garota e me chamou pra ir a uma festa na casa dela. Quando chegamos, vimos os pais dela, a avó e três amigos sentados no chão, tocando violão. Me senti um peixe fora d’água. Falei pra irmos embora, mas o Romário disse: “Calma que hoje vou pegar essa garota”. De fato a mulher era muito bonita. Aí aconteceu o inesperado. O pai da garota foi acender um cigarro, mas o isqueiro não funcionava. O Romário foi dar uma de bom moço e, ao tentar acender, o isqueiro funcionou, só que alto demais, atingindo o cabelo da garota. Botou fogo no cabelo dela. Eu comecei a rir de nervoso, enquanto todos acalmavam a garota. Fomos embora e o Romário nunca mais voltou”.

Dia de princesa
Batatinha, amigo: “Romário sempre fazia uma brincadeira com a gente que ele chamava dia de princesa, quadro de um programa do Netinho de Paula. Um dia de princesa era frequentar a casa dele com direito a sauna, piscina, bebidas, churrasco, música….Mordomia total.

Três namoradas no estádio
Maurício, amigo e preparador físico: “Num jogo do Vasco no Maracanã, cheguei nas cadeiras e vi que estavam ali, quase juntas, três namoradas dele na época. Pedi que avisassem a ele que as moças estavam no Maracanã. Ele foi avisado e mandou o seguinte recado pra mim: ‘Vou marcar um gol e com 10 minutos do segundo tempo vou pedir pra sair e vou embora’. Foi o que aconteceu. Fez 1 a 0 no primeiro tempo, voltou para o segundo e foi substituído, deixando as três garotas no estádio. Depois me contou que nem tomou banho”.

Soneca antes do jogo
Wilson Mussauer, amigo: “Romário tinha regalias no Flamengo. Uma delas: costumava tirar um cochilo na maca, antes do aquecimento. Em outras ocasiões chegava mesmo a dormir. Faltando 15 minutos pra começar o jogo, lá estava o craque do time no maior sono, enquanto os demais jogadores já faziam o aquecimento. Algumas vezes eu fui convocado a acordá-lo porque, com medo de levar uma bronca, as pessoas do clube não tinham coragem de despertá-lo. Eu chegava perto e falava: ‘Qual é, baixola, faltam 10 minutos para começar o jogo’. Ele se levantava, molhava o rosto e mal se aquecia ou alongava. Quando passava por mim, antes de entrar em campo, ainda dizia: ‘Bacana, cavalo tem barriga, corre pra caralho e não precisa alongar’.

Melhor que Dinamite
Antônio Lopes, técnico do Vasco, sobre ocorrido na década de 1980: “Um belo dia ele me chamou num canto e disse: ‘Professor, eu já tenho que ser titular… Jogo mais que o Roberto Dinamite’. Achei curiosa a pretensão dele, mas argumentei que o Roberto era artilheiro e ídolo do clube. Sugeri que esperasse a vez dele chegar. E chegou’.

Apostou uma mulher
Renato Gaúcho, amigo: “Apostamos uma mulher dentro de campo, durante um Fla-Flu, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca de 1995. Quem perdesse tinha que botar uma bela mulher na mão do outro, com tudo pago. Vencemos por 4 a 3 e o Baixinho teve que me aturar”.

Xixi em quem passava
Mauricinho, ex-companheiro: “O Romário foi cortado do Mundial de juniores, em 1985, porque fez xixi da janela do hotel em Copacabana, acertando as pessoas na rua. O Gilson Nunes (técnico) não gostou”.

Ofensas pelo tradutor
Filé, fisioterapeuta: “Na Holanda, ele me chamou para uma reunião com os médicos do PSV com a presença de um tradutor. Os médicos holandeses foram contra o meu tratamento. O Romário disse ao tradutor: ‘Manda esses caras tomarem no c…, manda se foderem e fala que esse cara aqui vai ficar comigo’. O tradutor ficou assustado: ‘Pô, Romário. Como eu vou mandar os caras tomar no c…? Romário, já irritado, ordenou: “Porra, eu to pagando você. Manda tomarem no c…, se foderem. Foi constrangedor, mas aconteceu. Depois da polêmica, fui autorizado a atendê-lo e ser remunerado pelo PSV”.

Jogou clássico de Tênis
Armando Marcial, preparador físico: “Na véspera de um clássico contra o Flamengo, ele se apresentou com uma ferida no dedão do pé direito. Havia jogado uma pelada e não conseguia calçar a chuteira. Foi um desespero, pois tratava-se de um jogo importante. Romário jogou de tênis, teve boa atuação, mas caiu bastante em campo”.

Rixa com Edmundo
Rodrigo Paiva, ex-assessor de imprensa do Flamengo: “Certo dia, na concentração do Flamengo, o Romário brigou com o Edmundo por causa de um relógio. Romário perguntou as horas, quando estavam na concentração. Edmundo respondeu que era hora de ele comprar um relógio. Romário ficou chateado. A partir daí, deixou de falar com o colega.
(Hoje em dia - via Pombo Sem Asa)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DESVENDANDO A HISTÓRIA

Você conhece a verdadeira história do Brasil? Você sabe quem são os reais ídolos dessa pátria? Ou você apenas sabe do que eles querem que saiba? Talvez a história que leia nos livros da escola e as reportagens que passam na sua TV não mostrem todas as verdades.

A farsa de Santos Dumont

26 - Santos Dumont
No Brasil se tem a imagem de Santos Dumont como o grande inventor do avião e do relógio de pulso, mas a verdade é que ele nunca chegou perto de ser isso e seu “objeto voador” se quer serviu para deixar um legado posterior para a aviação.
DUMONT CONTORNA A TORRE EIFFEL COM O DIRIGIVEL N 6 E VENCE O PREMIO DEUTSCH 19 DE OUT 1901
Dumont nada mais era que filho de um grande produtor que café, que gostava de ter uma boa vida e se meter a inventar coisas, enquanto passava as tardes com príncipes e princesas francesas. Claro que não se pode tirar dele o fato de ter criado o dirigível, mas suas grandes invenções param por aí.

O primeiro voo registrado de Dumont ocorreu exatamente no dia 12 de novembro de 1906, quando ele voou 220 metros a altura de 6 metros, algo que foi registrado pelos jornais em toda a França.

O problema é que os irmãos Wright já tinha voado muito mais do que isso e muito antes, só que ao Flyer I, 17 de Dezembro, 1903contrário de Santos Dumont, que gostava de aparecer na mídia e receber elogios nos jornais, eles queriam criar uma máquina voadora e vende-la para ganhar dinheiro, por isso jamais fizeram grande testes com centenas de pessoas, pois tinha medo de que alguém lhe roubasse as patentes, mas mesmo assim existem registro e provas de seus voos anteriores.

No dia 17 de dezembro de 1903 (quase três anos antes do 14 Bis decolar) os irmãos fizeram quatro voos que foram de 36 até mais de 250 metros, fato que foi registrado no jornal Dayton Daily, que inclusive citou Dumont, pois naquela época ele já voava, mas com balões.
2
No ano seguinte, quando os irmãos já haviam voado quase uma hora, enfim chamaram repórteres para verem demonstrações de sua máquina de voar. No ano de 1905, eles já haviam conseguido voar mais de 36 quilômetros em pouco menos de 40 minutos em voo único, quebrando todos os recordes. A coisa era tão boa e funcionava tão bem, que eles conseguiam dobrar e fazer todo o tipo de movimento necessário para manobrar um avião. Por isso enviaram uma carta para o Departamento de Guerra Americano, tentando vender sua ideia e prometendo demonstrações, como você pode ver na transcrição de uma das cartas entre os inventores do avião e o governo:
1
Além disso, meses antes de Santos Dumont conseguir tirar o 14 Bis do chão, os Irmãos Wright já tinha conseguido patentear seu avião, em um processo que levou três anos, ou seja, ele foi iniciado em 1903 e no ano de 1906 a patente foi liberada e pôde ser conferida aqui nos mínimos detalhes: http://invention.psychology.msstate.edu/i/Wrights/WrightUSPatent/WrightPatent.html
Resumindo: Enquanto Santos Dumont ainda estudava aerodinâmica, os irmãos Wright já vendiam seu avião e eram capazes de realizar grandes voos.
irmaos-wright-voar-g
Até mesmo a Franca, que amava Dumont e o chamava de inventor do avião, se curvou diante dos irmãos americanos, pois eles chegaram lá em 1908 e mostraram para eles o que era um avião de verdade, conseguindo voos enormes, com curvas, muito mais do que os 200 e poucos metros em linha reta do brasileiro.

E ainda existe aquele papo: Mas os irmãos Wrigth usavam uma rampa para voar. Isso era verdade, mas só era utilizada para facilitar a decolagem, tanto que nas vezes em que foram questionados por causa disso, eles simplesmente decolavam seu avião do chão, sem nenhuma ajuda, mostrando que ele era um avião completo.
wright_brothers_orville_wilbur2
Há também a história do relógio de pulso, que também não foi invenção dele, pois o verdadeiro inventor foi Abraham Louis Bréguet, que fez um sob encomenda para Carolina Murat, irmã de Napoleão, isso no ano de 1814, muito antes do brasileiro fazer tal coisa. Santos Dumont pode ter sido quem popularizou tal objeto, mas está longe de ser o inventor.
(Minilua)

FONTES DE ENERGIA - COMPARAÇÃO

a
hidraulica Energia Fóssil Energia Solar Energia Eólica Energia Geotérmica 
          O mundo está crescendo! (não físicamente claro), Cada vez é maior o consumo de energia no nosso planeta! Agora imagine um mundo sem energia? O desenvolvimento do mundo simplesmente pararia, é a energia que nos faz crescer e desenvolver novas idéias, sem ela não seríamos nada! Listamos e comparamos a seguir as mais utilizadas fontes de energia, algumas renováveis, outras não, na sua opinião, qual é a mais interessante?

usina hidroeltrica
Energia Hidráulica
Principal elemento: Força da água
Principais projetos: Aqui
Descrição: energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água.
A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos  de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio
de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

energia fossil
Energia Fóssil
Principal elemento: Petróleo
Principais projetos: Aqui
Descrição: Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis  (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.

Energia Solar
Energia Solar
Principal elemento: Sol
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica.

Energia de Biomassa
Energia de Biomassa
Principal elemento: Materiais Orgânicos
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Para fazê-la são utilizados materiais como    biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

Energia Eólica
Energia Eólica
Principal elemento: Força do Vento
Principais projetos: Aqui
Descrição: energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia gregae, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

Energia Nuclear
Energia Nuclear
Principal elemento: Urânio
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por HahnStraßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.

Energia Geotérmica
Energia Geotérmica
Principal elemento: Energia termica da Lava
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia geotérmica  ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da TerraO calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.

Energia Gravitacional
Energia Gravitacional
Principal elemento: Gravidade
Principais projetos: Aqui
Descrição:  energia gravitacional é a energia associada com o campo gravitacional. De acordo com a mecânica clássica, o potencial gravitacional existe entre duas ou mais massas (ou outras formas de energia-momento). A conservação de energia requer que este potencial seja sempre negativo. Na relatividade geral, a energia gravitacional  é modelada via o pseudotendor  Landau-Lifshitz, que permite que as leis de conservação de    energia-momento da mecânica clássica sejam retidas.
( Só Comparação)

O MUNDO ACABOU

Durante vários meses deste ano, falou-se muito que o mundo iria acabar. Li e considerei muito interessante este texto que copiei do mural do meu amigo Jivago Rocha Lemes e compartilho com vocês!!!!

E, eu acrescentaria .....O MUNDO QUE DEVERIA ACABAR!!!!!

"O mundo acabou quando as pessoas esqueceram do "por favor", do "com licença" e do muito obrigado".
O mundo acabou quando a mãe matou o filho e quando a filha engravidou do pai.
O mundo acabou quando o senso de responsabilidade e o amor ao próximo acabaram e falou mais alto o egoísmo e a ganancia.
O mundo acabou quando a filha manipulou o assassinato dos pais, quando o pai jogou a filha pela janela e quando arrastaram uma criança de 5 anos pelo asfalto.
Acabou quando uma pessoa morreu de fome.
Quando a opção religiosa foi motivo de sangue no chão.
Acabou quando um tênis valeu uma vida.
Quando uma droga acabou com uma família.
E por aí vai........
O mundo acabou bem antes de acabar, não precisamos de calendário Maia para vermos isto, basta levantarmos os olhos para ver!!!!

Uma boa reflexão para 2013!!!!
(Leila Fetter)

domingo, 16 de dezembro de 2012

CRÍTICOS


 
Os críticos de plantão!
(sobre a critica politica e não só...)

 


Os críticos são…críticos.
Personagens que se realizam-se na critica. É isso que podemos esperar deles.
Na maioria dos casos a critica é simplesmente de mal dizer, destrutiva, que é mais fácil. Na maioria dos casos vira vício. Na maioria dos casos acaba por ser permanentemente contra tudo e todos!
Alguns são tão notáveis (tão críticos) que até ganham dinheiro para ser críticos. Confesso que os invejo. Por isso aqui os critico, claro.

Os críticos dizem mal de tudo e todos!
Todos os que se afirmam, dizendo ou fazendo alguma coisa são alvos da crítica. Bombardeados pelos críticos. 

Os políticos são o alvo de eleição. Têm poder, e o seu exercício é bem visível. E é, precisamente essa notoriedade que os torna os mais invejados pelos críticos. Sim, porque a maioria dos críticos políticos também são ou foram ou querem ser políticos. São capazes de “exigir” aos políticos explicações, ou melhor, justificações, acerca de tudo o que eles fazem, apesar de eles mesmo não fazerem nada e não responderem pelo que não fazem. Mas pelo menos sabemos que eles fariam tudo sempre ao contrário… do contrário!

Os críticos dizem mal da democracia. Péssimo! De tudo o que ela é. De tudo o que ela permite. Especialmente de todos os que a fazem.

Só há uma coisa que é religiosamente protegida nessa democracia: a “liberdade” de expressão! Aquela que lhes permite expressarem-se. Sentirem-se vivos. Aquela que lhes permite dizer mal de tudo e todos, e sair impunes! Na realidade, para os críticos, liberdade de expressão é apenas direito à blasfémia, uma espécie de difamação que nem isso tem coragem de ser! Para defender a sua liberdade de expressão seriam até capazes de impor uma (sua) ditadura…

Só os críticos têm liberdade para exibir as suas opiniões conforme bem lhes apetece. Porque a sua irresponsabilidade (que é o que mais odeiam) lhes permite dizer qualquer coisa. São uma espécie de partido pequeno da oposição em versão individual, que por não chegar ao governo pode prometer tudo e nunca sair provado que estava errado. Mas é a sua forma de chamar a atenção! Para os críticos a sua opinião é mais importante do que tudo o resto. Incluindo da nação em nome da qual gostam de invocar as suas criticas. Sim, porque eles, tal como os que criticam, fazem tudo por nós…

Pode-se dizer que os críticos são os porta-vozes da frustração do povinho, que com se sabe é muito crítico, porque muito frustrado. E por isso aprova as críticas dos críticos (não os próprios claro).
Os críticos ganham sempre, porque nunca jogam. São apenas outra forma de treinador de bancada. A equipa não ganhou porque não fez o que ele sabia que era óbvio que se devia ter feito. Depois do jogo...

Enfim…os críticos! Nunca são muito importantes, os críticos. Mas felizmente que existem. Existimos…

A critica tem muito a ver com insegurança e com escape de si mesmo!

4 mentiras que seus pais contaram que influenciaram sua personalidade


Você provavelmente ouviu a história da cegonha (ou uma de suas versões) quando perguntou aos seus pais de onde vêm os bebês. Ou então acreditou naquela história de que “não vai doer nadinha” na hora de tomar uma vacina. É tudo mentira. Mas dessas você já sabia. Agora, a ciência revela que pais mentem mais para os filhos do que imaginam. E até aquelas “mentirinhas sinceras” do dia-a-dia podem mudar para sempre a vida de uma criança. Saiba quais são as consequências das inverdades dos seus pais e como elas moldaram seu caráter.

1. “O vovô virou uma estrela.”
A verdade: Pais são tão criativos quanto mal-informados. Essas historinhas criam falsas expectativas e medos desnecessários
Adultos que têm muita dificuldade de lidar com a morte acabam por assumir que seus filhos não vão conseguir aguentar essa dor. Aí, em vez de contar o que aconteceu de forma clara e objetiva, tentam protegê-los com historinhas mirabolantes. “Virou uma estrela.” “Caiu em sono profundo.” “Foi morar no céu.” “Viajou para longe.” Tudo errado, segundo especialistas ouvidos pela SUPER. Quando a criança não ouve respostas satisfatórias a suas dúvidas, ela acaba procurando respostas próprias – em geral equivocadas. E essas conclusões só tornam seus medos, suas fantasias e suas culpas ainda mais dolorosos do que a verdade. Tentativas de comparar a morte com o sono são desastrosas porque podem levar a criança a ter medo de dormir e nunca mais acordar. Dizer que alguém “precisou viajar” cria a falsa expectativa de que a qualquer momento ele vai estar de volta. O que fazer então? “O ideal é que os pais não decidam pela criança sobre o que ela deve saber e nem deem explicações além daquelas que a criança está procurando”, diz a psicóloga Vanessa Rodrigues de Lima. “Viver perdas, enfrentar adversidades e sofrer frustrações faz parte do desenvolvimento humano”, diz a psicóloga Maria Helena Pereira Franco, coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto da PUC-SP.

2. “Engole o choro. No futuro, vai me agradecer.”
A verdade: A única vantagem do castigo corporal é a obediência imediata. No futuro, virá uma conta para o próprio filho pagar
O chinelo é o melhor educador? Não é o que mostra a ciência. Estudos provam que o castigo corporal não presta para ensinar o que é certo e o que é errado - ou seja, para a criança internalizar valores morais. Na verdade, acontece o contrário. Quando os pais castigadores estão ausentes, a criança ignora as regras. Quando estão presentes, ela mente. Por outro lado, bater pode criar problemas imediatos e futuros. Mesmo aos 2 anos, crianças que sofrem castigo físico tendem a evitar seus pais. São também mais agressivas. E, mais para a frente, têm mais risco de infringir leis, ir mal na escola e apresentar transtornos mentais.

3. “Foi a cegonha que trouxe você”
A verdade: Quanto menos informada sobre sexo for a criança, mais precoce e aleatória será sua iniciação sexual – e, com isso, mais arriscada
As primeiras perguntas pipocam naturalmente na fase dos “porquês”, lá pelos 3 anos: a razão da diferença anatômica entre meninos e meninas e entre o corpo deles e o de primos mais velhos – e, claro, de onde vêm os bebês. E aí resta ser sincero, respondendo de forma clara, direta e pontual conforme as perguntas forem surgindo. Claro, é preciso adaptar respostas à idade da criança. “Na medida do possível, usar uma alternativa lúdica o mais próxima da realidade da criança pode ajudar no diálogo”, diz Bombonatto. Muitos, por exemplo, explicam que o pai plantou uma sementinha na barriga da mãe – o que não deixa de ser verdade. E não tem por que ter medo de responder. O diálogo franco e aberto sobre reprodução não vai estimular os filhos a fazer sexo precocemente. Muito pelo contrário. Foi o que descobriu uma pesquisa da Universidade de Montreal com 1 171 adolescentes de 14 a 17 anos. Deles, 45% disseram que obtêm informações sobre sexo com os pais, e 32%, com os amigos. Entre os que mantinham um diálogo aberto com os pais, 18% eram sexualmente ativos. Isso subia para 37% no grupo dos que não tocavam no assunto. “Em outras palavras, quanto mais informada for a criança, melhor ela saberá escolher o momento certo”, diz Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP. “E, quanto menos informada, mais precoce e aleatória será sua iniciação sexual.”

4. “Seu desenho ficou lindo.”
A verdade: Elogio exacerbado prejudica tanto quanto a crítica sistemática
A criança volta da escola e, cheia de si, exibe aos pais o desenho que fez na aula. Como reagir diante daquele borrão indecifrável? “Num primeiro momento, o pai ou a mãe até podem valorizar o que o filho fez, mas é importante que, no futuro, façam alguns ajustes e, em vez de simplesmente elogiá-lo, motivem o filho a melhorar”, diz o pediatra Saul Cypel, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Dizer que o desenho (ou o teatrinho, ou a apresentação, ou o bolo) não ficou tão bom quanto poderia não prejudica a autoestima. Na verdade, ajuda a desenvolver o senso crítico – e incentiva a progredir sempre. “O elogio exacerbado pode ser tão prejudicial ao desenvolvimento da criança quanto a crítica sistemática”, diz a educadora Tânia Zagury. Isso porque a impede de ver a realidade e pode levá-la à acomodação.
(por: André Bernardo e Maurício Horta _ R. SuperInteressante)