Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FONTES DE ENERGIA - COMPARAÇÃO

a
hidraulica Energia Fóssil Energia Solar Energia Eólica Energia Geotérmica 
          O mundo está crescendo! (não físicamente claro), Cada vez é maior o consumo de energia no nosso planeta! Agora imagine um mundo sem energia? O desenvolvimento do mundo simplesmente pararia, é a energia que nos faz crescer e desenvolver novas idéias, sem ela não seríamos nada! Listamos e comparamos a seguir as mais utilizadas fontes de energia, algumas renováveis, outras não, na sua opinião, qual é a mais interessante?

usina hidroeltrica
Energia Hidráulica
Principal elemento: Força da água
Principais projetos: Aqui
Descrição: energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água.
A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos  de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio
de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

energia fossil
Energia Fóssil
Principal elemento: Petróleo
Principais projetos: Aqui
Descrição: Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis  (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.

Energia Solar
Energia Solar
Principal elemento: Sol
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica.

Energia de Biomassa
Energia de Biomassa
Principal elemento: Materiais Orgânicos
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Para fazê-la são utilizados materiais como    biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

Energia Eólica
Energia Eólica
Principal elemento: Força do Vento
Principais projetos: Aqui
Descrição: energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia gregae, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

Energia Nuclear
Energia Nuclear
Principal elemento: Urânio
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por HahnStraßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.

Energia Geotérmica
Energia Geotérmica
Principal elemento: Energia termica da Lava
Principais projetos: Aqui
Descrição: Energia geotérmica  ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da TerraO calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.

Energia Gravitacional
Energia Gravitacional
Principal elemento: Gravidade
Principais projetos: Aqui
Descrição:  energia gravitacional é a energia associada com o campo gravitacional. De acordo com a mecânica clássica, o potencial gravitacional existe entre duas ou mais massas (ou outras formas de energia-momento). A conservação de energia requer que este potencial seja sempre negativo. Na relatividade geral, a energia gravitacional  é modelada via o pseudotendor  Landau-Lifshitz, que permite que as leis de conservação de    energia-momento da mecânica clássica sejam retidas.
( Só Comparação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário