Pesquisar este blog

FRASES E TEXTOS IMORTAIS...



___________________________________________________


CHICO E SUA INFINITA HUMILDADE...

Chico Xavier: lições de humildade

Publicado por Redação em 18/10/2010 às 10h56
O livro "O mestre Chico Xavier", de Luis Eduardo Matos, traz importantes ensinamentos do maior médium de todos os tempos. A seguir, confira um trecho da obra e descubra por que, mais do que palavras, Chico Xavier utilizou o exemplo de sua vida para transmitir edificantes lições de humildade
Texto • Redação / Ilustração • Luciana Ruivo
Em janeiro de 1933, Chico trabalhava em um armazém como balconista. O amigo José Álvaro, poeta e escritor, propôs-se a levá-lo para a capital mineira em busca de um salário melhor. Seu pai, João Cândido, ficou entusiasmado e incentivou o filho a aceitar a proposta. Chico ficou em dúvida se deveria aceitar ou não e consultou Emmanuel, que lhe disse achar inoportuna a viagem, mas aconselhou-o a não desobedecer ao pai.
Em Belo Horizonte, Chico teve o primeiro contato com a fama gerada pelo livro Parnaso de além-túmulo, mas as agitações e os elogios não foram suficientes para fazê-lo perder a humildade. Três meses depois, regressou a Pedro Leopoldo, retomando suas atividades no armazém.
Passados dois anos, Chico foi tema de uma reportagem publicada no jornal O Globo, que fez com que o médium ficasse conhecido em todo o Brasil. A partir daí, milhares de pessoas começaram a visitá-lo em Pedro Leopoldo para conferir suas habilidades mediúnicas. Chico ficou preocupado, com medo que seu trabalho sério pudesse se transformar em espetáculo, pois, naquela época, ele psicografava textos em diversos idiomas, como inglês, alemão e até em sânscrito. Tal fenômeno era o que mais impressionava a leigos e estudiosos. Depois de um período realizando esse trabalho, Chico aceitou o conselho de seu guia Emmanuel, que sugeriu o final daquele tipo de reunião, pois achava que a maioria das pessoas que procurava Chico estava envolvida por uma simples curiosidade totalmente improdutiva.
Emmanuel sabia o que estava falando. Após encerrar esse trabalho, Chico iniciou seu período mais produtivo em termos de mensagens esclarecedoras.
 

Chico na TV

No início da década de 1970, Chico Xavier aumentou ainda mais sua notoriedade no país quando participou do programa Pinga-Fogo, uma espécie de roda-viva transmitida pela extinta TV Tupi, em que jornalistas e espectadores faziam perguntas ao entrevistado.
Naquela oportunidade, precisamente em 28 de julho de 1971, mais de 75% dos televisores paulistas estavam ligados no programa. A pedido de espectadores, ele foi repetido três vezes nas semanas seguintes. No dia 12 de dezembro, Chico foi novamente entrevistado pelo programa.
 

Prêmio Nobel

Seu valor não ficou provado apenas pelos mais de cem títulos de cidadania que recebeu no Brasil. Exemplo disso foi a grande campanha realizada para que recebesse o Prêmio Nobel da Paz em 1981, em que cerca de dez milhões de brasileiros assinaram o manifesto com sua indicação ao prêmio. Ele acabou não ganhando, porém a campanha feita para sua indicação fez com que se tornasse uma das pessoas mais conhecidas do país.
Outro momento de destaque foi quando Chico Xavier foi eleito o Mineiro do Século no concurso realizado pela Rede Globo, ficando à frente de personalidades como Santos Dumont, Pelé, Betinho, Carlos Drummond de Andrade, Ari Barroso e Juscelino Kubitschek.
 

Simplesmente Chico

O mais impressionante é que, com toda essa fama, notoriedade e projeção nacional que teve, Chico sempre se manteve como uma pessoa extremamente humilde, vivendo em sua casinha simples em Uberaba, com total desapego a bens materiais e sempre se colocando à disposição de quem precisasse de sua ajuda.
A história a seguir mostra a simplicidade de Chico Xavier: ao mudar-se para Uberaba, Chico passou a cultivar uma pequena horta em sua casa. Porém, em pouco tempo, a horta ficou infestada de formigas que a estragaram.
Chico resolveu, então, “conversar” com as formigas, dizendo para elas que precisavam ser mais piedosas, mais compreensivas, pois estavam tirando alimento de quem precisava. Chico as convidou a mudarem para o terreno do lado para ficarem em um gramado em que elas poderiam viver, e disse que se em três dias elas não se mudassem, ele tomaria medidas enérgicas.
Não precisou esperar. No dia seguinte, encontrou somente uma formiga. Quando questionado sobre a causa daquela formiga ter ficado, ele respondeu com simplicidade e bom humor: “trata-se naturalmente de uma subversiva”.
Chico Xavier não se casou, não teve filhos, não possuía bens em seu nome, nada tinha de materialidade a não ser seu corpo físico. Todos os direitos autorais que recebera foram cedidos a instituições de caridade e espíritas. Em todo o momento ele exemplificou a humildade que pregava. 
Em suas palavras:
“Partirei desta vida sem um níquel sequer... Tudo o que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente, passou por minhas mãos. Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios... Roupas?! Os amigos, quando acham que eu estou malvestido, me doam... Sapatos, eu custo a gastar um par... Em casa, a nossa comida é simples... Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usofruto... Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça... De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência. Fiz o que pude pelos meus familiares, se não fiz mais, é porque mais eu não podia fazer... Nunca contei o dinheiro que trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó...”
 

______________________________

_________________________
 Uma História de perseverança e humildade...

Esta história é bem conhecida, no entanto, é sempre bom lembrar, para que tenhamos, dentro de nós, o espírito empreendedor e a persistência do personagem principal.

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

O homem desiste? Não

Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima de chacota dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário”.
O homem fica chateado? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou, finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

O homem se desespera e desiste? Não!

Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Agora ele desiste? Não!

Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

O nome dele?
SOICHIRO HONDA

Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Pense nisso.




______________________________________










20 ANOS CEGO

Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinham filhos, morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranqüila, alegre, e ambos se amavam muito.
 
Eram felizes. Até que um dia...
Aconteceu um acidente com a senhora.
Ela estava trabalhando em sua casa
quando começa a pegar fogo na cozinha
e as chamas atingem todo o seu corpo.
O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua
procura, quando a vê coberta pelas chamas e
imediatamente tenta ajudá-la.
O fogo também atinge seus braços e,
mesmo em chamas,
consegue apagar o fogo.
Quando chegaram os bombeiros
já não havia muito da casa,
apenas uma parte, toda destruída.
Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo,
onde foram internados em estado grave.
 
Após algum tempo
aquele senhor menos atingido pelo fogo
saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.
Ainda em seu leito a senhora toda queimada,
pensava em não viver mais,
pois estava toda deformada,
queimara todo o seu rosto.
Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:

-Tudo bem com você meu amor?
-Sim, respondeu ele,

pena que o fogo atingiu os meus olhos
e não posso mais enxergar,
mas fique tranqüila amor
que sua beleza está  gravada em meu coração para sempre.
Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma:

"Como Deus é bom,
vendo tudo o que aconteceu a meu marido,
tirou-lhe a  visão para que não presencie esta deformação em mim.
As chamas queimaram todo o meu rosto
e estou parecendo um monstro.
E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim,
como um monstro
Obrigado Senhor!"
Passado algum tempo e recuperados milagrosamente,
voltaram para uma nova casa,
onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo,
e o esposo agradecido por tanto amor,
afeto e carinho,
todos os dias dizia-lhe:
-COMO EU TE AMO.
Você é linda demais.
Saiba que você é e será sempre,
a mulher da minha vida!
E assim viveram mais  20 anos até que a senhora veio a falecer.
 
No dia de seu enterro,
quando todos se despediam da bondosa senhora,
veio aquele marido com os olhos em lágrimas,
sem seus óculos escuros
e com sua bengala nas mãos.
Chegou perto do caixão,
beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante:
-"Como você é linda meu amor, eu te amo muito".
Ouvindo e vendo aquela cena
um amigo que esta ao seu lado
perguntou se o que tinha acontecido era milagre.
Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada.
 
O velhinho olhando nos olhos do amigo,
apenas falou com as lágrimas rolando quente em sua face:
-Nunca estive cego,
apenas fingia,
pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada,
sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira.
Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados!
Foram os 20 anos mais felizes de minha vida.
E emocionou a todos os que ali estavam presentes.
 
CONCLUSÃO
Na vida temos de provar que amamos!
Muitas vezes de uma forma difícil ...
E, para sermos felizes,
temos de fechar os olhos para muitas coisas,
mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!

______________________________________________________

 ________________________________________________

"Sinto-me obrigado a deixar transbordar de todos os lados as ondas de harmonia provenientes do foco da inspiração. Procuro acompanhá-las e delas me apodero apaixonadamente; de novo me escapam e desaparecem entre a multidão de distrações que me cercam. Daí a pouco, torno a apreender com ardor a inspiração; arrebatado, vou multiplicando todas as modulações, e venho por fim a me apropriar do primeiro pensamento musical. Tenho necessidade de viver só comigo mesmo. Sinto que Deus e os anjos estão mais próximos de mim, na minha arte, do que os outros. Entro em comunhão com eles, e sem temor. A música é o único acesso espiritual nas esferas superiores da inteligência."
(Beethoven)

 ___________________________________________________

"Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"
(Mario Quintana)



Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

"Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!"

O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
...
"Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha."
__________________________________________________________________________


O IGNORANTE POLÍTICO


O pior analfabeto não é quem não sabe ler e escrever, quem só consegue se guiar pelas cores dos ônibus, quem não frequenta uma escola e escreve o nome com sua digital.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não vê, não quer participar da vida que lhe cerca e nem dos acontecimentos políticos do seu país, da sua cidade e do seu bairro.
Porém, ele não sabe que o custo de vida, o preço do arroz e feijão, da gasolina, da condução, do aluguel, do remédio, e inclusive da educação, dependem das decisões tomadas pelos políticos.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia política. Mas mal sabe ele que da sua ignorância política, nasce a corrupção, a universidade sucateada, o menor abandonado, o assaltante, e o pior de todos os bandidos: o político vigarista, pilantra, corrupto que só tira vantagens pessoais para ele e para seus amigos, do cargo que ocupa, e segue impune enriquecendo a cada ano, a custa dos milhares de ignorantes políticos que votaram nele. (Veronezzi)

 

Política... humm

"A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas." (Alfred de Musset)

"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna."(Albert Einstein)

"A política é como a esfinge da fábula: devora todos que lhe não decifram os enigmas." (Antoine Rivarol)

"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros." (Henri Millon de Montherlant)

"Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno." (Henry David Thoreau)

"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano." (Voltaire)

"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."(John Kenneth Galbraith)

"Na política, os ódios comuns são a base das alianças." (Alexis de Tocqueville)

"Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." (Arturo Graf) 

"A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder."(Luciano Bianciardi)

"A política é a condução dos assuntos públicos para o proveito dos particulares." (Ambrose Bierce)

"Uma guerra política é aquela em que todos atiram pelos lábios." (Raymond Moley)

"Política é como o show business: você tem uma estréia fantástica, desliza por algum tempo e acaba num inferno." (Ronald Reagan)

"A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política." (Albert Camus)

"A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra uma política com derramamento de sangue." (Mao Tse-Tung)

"A ação política é cruel; baseia-se numa competição animal, é preciso derrotar, esmagar, matar, aniquilar o inimigo." (Otto Lara Resende)

"Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer."(Joseph Joubert)

"Um jovem promissor deveria ingressar na política para assim poder continuar prometendo por toda a vida!" (Robert Byrne)

"Em política os remédios brandos agravam freqüentes vezes os males e os tornam incuráveis." (Marquês de Maricá)

"A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem." (Paul Valéry)

"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática." (Max Weber)

"Vencer na política não é tudo: é a única coisa." (Richard Nixon)

"A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa nenhuma preparação." (Robert Louis Stevenson)

"Em política, o que não é possível é falso." (Antonio Cánovas del Castillo)

"Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante." (Max Frisch)

"Em política, o que começa com o medo acaba, geralmente, com a loucura." (Samuel Taylor Coleridge)

"A política é uma praga tal que eu aconselho todos a não se meterem nela." (Thomas Jefferson)

"Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder." (Adão Myszak)

"Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem." (Victor Lasky)

"A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Por isso até os políticos devem achar um rastafari." (Bob Marley)

"A apatia política pode ser a expressão de uma espécie de bom senso elementar. Pode ser não só a indiferença dos que podem, mas não fazem, como a dos que compreendem que não podem; na realidade, a recusa de reagir a exigências que se reconhece como impossíveis." (Barbara Wootton)

"São poucos os políticos que sabem fazer política. Mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo." (Jorge Luis Borges)

"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes." (Winston Churchill)

"Talvez, para purificar a política, bastasse admitir à Câmara apenas gagos." (Louis Latzarus)

"Em política, o importante não é ter razão, mas que a dêem a alguém." (Konrad Adenauer)

"Em política, as experiências significam revolução." (Benjamin Disraeli)

"A política não é uma ciência, como supõe a maioria dos senhores, mas uma arte." (Otto Von Bismarck)

"A política está acima da consciência." (William Shakespeare) 

"A liberdade política é a condição prévia do desenvolvimento econômico e da mudança social." (John F. Kennedy)

"A clemência dos príncipes não passa muitas vezes de uma política para conquistar o amor dos povos." (François de La Rochefoucauld)

"Em política, nada é desprezível." (Benjamin Disraeli)

"Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela." (Bjornstjerne Bjornson)

"A política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível." (Paul Valéry)

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros." (Demóstenes)

"Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros."(Voltaire)

"A política é a ciência das exigências." (Lajos Kossuth)

"Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los." (Napoleão III)

"Todos os segredos da política consistem em mentir a propósito."(Jeanne Pompadour)

"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." (Magalhães Pinto)

"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política." (Hubert H. Humpherey)

"A política é a arte de tirar o melhor proveito possível de determinada situação." (Maurice Barrés)

 

 

O LÍDER CENTRALIZADOR 

(Altair Germano)


O líder centralizador não faz com excelência, nem permite que outros façam.
O líder centralizador é um atraso para o crescimento e desenvolvimento de qualquer obra.
O líder centralizador é um castrador de ideias.
O líder centralizador é um amante de títulos, cargos e posições.
O líder centralizador acha que ninguém faz melhor do que ele.
O líder centralizador pensa ser mais capaz do que todos os demais cooperadores.
O líder centralizador não consegue enxergar o talento alheio.
O líder centralizador tem medo que os outros façam melhor do que ele.
O líder centralizador tem receio de perder a autoridade ao delegar.
O líder centralizador tem um pouco de imperialista, totalitarista e ditador.
O líder centralizador se mantém no cargo na base da compra, da ameaça, do favorecimento e dos conchavos políticos com outros líderes centralizadores.
O líder centralizador finge escutar, mas no fim a opinião que prevalece é sempre a dele.
O líder centralizador é um promotor narcisista de sua própria imagem.
O líder centralizador se coloca acima da própria instituição.
O líder centralizador pode em alguns casos até ser uma boa pessoa, mas é um péssimo administrador.
O líder centralizador pode ter conhecimento, mas lhe falta sabedoria.
O líder centralizador perde tempo e energia em tarefas pequenas, secundárias e sem muita importância, quando poderia estar envolvido em questões de maior relevância e prioritárias.
O líder centralizador delega tarefas, para depois agir paralelamente, desmerecendo o esforço e a habilidade alheia.
O líder centralizador pode não ter consciência de sua própria condição.
O líder centralizador sacrifica a família.
O líder centralizador se desgasta e desgasta os outros.
O líder centralizador tem vida curta ou de baixa qualidade.


"O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer." (Êx 18.17-18)