Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

AS CAMPEÃS DO CARNAVAL DE PELOTAS 2013

A Estação Primeira do Areal é a escola campeã do Grupo Especial do Carnaval 2013 em Pelotas, com 179,10 pontos.

Em segundo lugar, ficou a Unidos do Fragata. O terceiro lugar ficou com a General Telles
 
(imagem Paulo Rossi)
Relembre como foi o desfile da campeã:
A cigana leu a sorte da bicampeã Estação Primeira do Areal e a escola de samba lançou seu destino na passarela com um tema-enredo que é o próprio lema do povo nômade. Com O céu é meu teto, a terra minha pátria e a liberdade a minha religião a Estação mostrou, como sempre, ousadia nas alegorias, riqueza, colorido e brilho nas fantasias que tomaram o sambódromo por mais de uma hora de desfile.
Enquanto a bateria saía de dentro de uma tenda, foliões aplaudiam as coreografias das ciganas e saltimbancos da comissão de frente que representavam a forma livre de viver do povo homenageado. Do surgimento dos ciganos até a chegada ao Brasil, a história foi contada e cantada em samba, com direito a casamento cigano do mestre-sala e porta-bandeira. Com o ouro representado pelas baianas e a revelação do destino em diversas alas, até sem a buena dita era possível prever um resultado.
 
(imagem Jô Folha)
 
A escola Águia Branca é a campeã do Grupo B do Carnaval 2013 em Pelotas, somando 150,50 pontos. Este ano a escola levou para a Avenida do Samba o tema “O que será?”, trazendo à tona nosso papel no planeta.Em segundo lugar ficou a Super Pateta, com 145,40.

A escola Pica Pau foi desclassificada por não cumprir com quatro quesitos, que são avaliados dentro da planilha de obrigatoriedades.

Escolas Mirins do Grupo A
A Mocidade do Simões Lopes ganhou o título entre as escolas mirins pela primeira vez. A empolgação dos foliões durante a apuração era nítida. O presidente Luiz Henrique estava bastante emocionado e agradeceu à comunidade. Ele afirmou que agora os membros da escola vão cantar parabéns ao bloco Bafo da Onça com muito mais empolgação, já que o enredo foi pautado por eles. 
(imagem Eduardo Beleske)

O segundo lugar ficou com a escola Explosão do Futuro, que fez 157 pontos. A Escola do Mickey, com 156,60 pontos terminou em terceiro lugar.
 
 
A Xavabanda é bicampeã do Carnaval pelotense no desfile de bandas carnavalescas. A apuração na passarela do samba terminou por volta das 15h deste domingo (10). O grupo rubro-negro somou 99,80 pontos. 
(imagem Gabriel Xavier)
A diferença foi de poucos pontos entre elas, tornando a disputa ainda mais acirrada. Em terceiro lugar ficou a banda Meta, que este ano levou à passarela uma homenagem à cultura chinesa, trazendo um grande dragão como carro abre-alas. A segunda colocada foi a Kibandaço, que trouxe a avenida uma homenagem à imagem de São Jorge.

Mas quem levou mesmo o título e pelo segundo ano consecultivo, foi a Xavabanda, repetindo a performance que obteve no ano passado. A Xavabanda conquistou praticamente a nota máxima, ganhando com 99,80 pontos. O presidente Fagner Feijó estava eufórico e só pensava em comemorar mais esta vitória. “É a recompensa de um trabalho árduo. Nós gastamos demais, investimos muito. Só posso agradecer a todos os que fazem parte desta festa. Não construímos nada sozinhos. Mesmo diante de críticas, o nosso carnaval aconteceu. Agora é desfrutar desta grande emoção junto à nossa comunidade”, enfatizou.(por Cherrine Cardoso - DP)
 
 

Estandarte de Ouro Agostinho Trindade

A Secretaria de Cultura informa que a edição do Carnaval de Pelotas 2013, além de premiar os três primeiros colocados das entidades carnavalescas das categorias Escola de Samba do Grupo Especial, Escola de Samba Mirins do grupo A, Mirins do grupo B e Bandas Carnavalescas, também entregará sete troféus Estandarte de Ouro “Rei Momo Agostinho Trindade”, em conformidade com a lei 4.787,de 8 de fevereiro de 2002.
 
(imagem Felipe Freitas)

Recebem o Estandarte de Ouro “Rei Momo Agostinho Trindade”:

categoria contemplado (s) - entidade

*puxador-de-samba: Renan Ludwig – Unidos do Fragata

*passistas e cabrochas: Ala da Estação Primeira do Areal

*mestre de bateria: Didgio (Erildo Tanhote) - Estação Primeira do Areal

*carnavalesco: Robes Pierre - Estação Primeira do Areal

*mestre-sala e porta-bandeira: Patrick Gomes da Silva e Taís da Silva Brum - Estação Primeira do Areal

*samba-enredo: Geninho e Paulo Conceição - Estação Primeira do Areal

*compositor: Geninho e Paulo Conceição - Estação Primeira do Areal

A lei 4.787, na íntegra, está disponível na pasta Documentos, no site da prefeitura, hotsite do carnaval, pelo link: http://www.pelotas.rs.gov.br/carnaval/2013/documentos/arquivos/lei_4787_Lei_Estandarte_de_Ouro.pdf

A categoria Blocos Burlescos este ano desfilou apenas como participação, a pedido das próprias entidades.
(fontes: Diario popular - Prefeitura Municipal de Pelotas) 
 
"É muito bom ver centenas de Instrumentos Musicais Som Brasil, formando as baterias das entidades carnavalescas de Pelotas. - Isso me enche de orgulho!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário