Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

15 FATOS INTERESSANTES SOBRE O CIGARRO

O site Listverse fez uma lista muito interessante, que mostram algumas curiosidades sobre o cigarro, desde dados históricos até um fetiche – acredite – por gente que fuma.
Veja quais 15 fatos interessantes:

1. Cigarro é o item comercial mais bem sucedido do planeta. Com cerca de US$ 400 bilhões, é uma das maiores indústrias do mundo.

2. O teor de nicotina de várias marcas está declaradamente em ascensão. A universidade de Harvard e o Departamento de Saúde de Massachusetts revelou que, entre 1997 e 2005 a quantidade de nicotina nos Camel, Newport e Doral aumentaram, no mínimo, 11%.

3. Os fabricantes de cigarros dos EUA agora fazem mais dinheiro vendendo cigarros para o resto do mundo do que vendendo para os próprios americanos.

4. Os cigarros contém arsênio, formaldeído, chumbo, cianeto de hidrogênio, óxidos de azoto, monóxido de carbono, amônia e mais 43 agentes cancerígenos conhecidos.


5. Uréia, um composto químico e um dos importantes componentes da urina, é usado para adicionar “sabor” aos cigarros.

6. Na maioria dos países ao redor do mundo, a idade legal para a compra do tabaco é 18 anos, enquanto no Japão a idade mínima é 20 anos.

7. Os pesquisadores afirmam que o fumante perde cerca de 14 anos de sua vida, devido ao tabagismo. Esta, todavia, não significa necessariamente que um fumante vai morrer jovem.

8. Os cigarros podem conter mais de 4000 ingredientes que, quando queimados, também podem produzir mais de 200 ‘compostos’ químicos. Muitos desses ‘compostos’ estão ligados diretamente a danos nos pulmões.

9. Nos EUA, 22% das mulheres são fumantes contra 35% de homens. Na Europa, a diferença é um pouco maior: 46% dos homens fumam contra 26% de mulheres. No resto do mundo o número de mulheres fumantes é bem menor. Na África, por exemplo, 29% dos homens fumam, contra 4% das mulheres. Na Ásia, 44% dos homens e 4% das mulheres.

10. A nicotina atinge o cérebro dentro de 10 segundos após a fumaça ser inalada.

11. Parar de fumar melhora a cicatrização dos tecidos, fator este, muito importante na doença diabética.

12. O sistema imunológico dos fumantes tem de trabalhar cada dia mais do que os não-fumantes. Como resultado, o sangue dos fumantes contém menos antioxidantes, embora o sistema imunológico possa responder mais rapidamente a ataques de vírus, devido à sua natureza.

13. Algumas pessoas (principalmente os homens) podem desenvolver um desejo sexual incrontrolável por outras pessoas. O “smoking fetish”, chamado cientificamente de “capnolagnia” vai desde uma simples atração visual até o constante desejo de manter relações sexuais em que o fumo esteja presente.

14. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 25% dos cigarros vendidos em todo o mundo são contrabandeados.

15. Fumantes geralmente relatam uma variedade de pós-efeitos, tais como a calma, o relaxamento, a atenção, concentração, entre outros. De fato, o tabagismo vai produzir efeitos diferentes em cada indivíduo, dependendo do que se espera sentir, como uma espécie de placebo.
(ONEberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário