Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

LIBERDADE DE EXPRESSÃO



 
De fato esta ocorrendo uma mudança significativa na Política. 

As pessoas começam a perceber e compartilhar da idéia de que o velho modelo de “se fazer política” esta ultrapassado. A velha mania de barganhas, jogatinas, conchavos, manipulações, distorções da verdade, contra-informações e compra de votos já não fazem mais a cabeça do eleitor atento. É fácil verificar a crescente onda de descontentamento e repulsa por este sistema corrupto e corruptor.

Com o fácil acesso a todo tipo de informações nas redes sociais, os candidatos ficaram – por assim dizer – vulneráveis. Diariamente centenas de postagens e comentários expõem o melhor e o pior de cada um. E os mais interessados buscam informar-se sobre a veracidade dos temas tratados criando assim uma ferramenta poderosa não governamental de informações. Naturalmente um “efeito dominó” acontece. E a partir daí não há mais volta. E é assim que muitos candidatos terão nos próximos anos suas vidas pessoais, profissionais e políticas medidas pela opinião pública. Haverá um pré julgamento das atitudes na vida familiar, profissional e política. É um processo irreversível. A não ser que os mesmos políticos e pretensos políticos modifiquem ou criem leis específicas para limitar acesso a estas informações.

A partir daí surge outro tema em debate: A Liberdade de Expressão.

“Direito à liberdade de expressão significa a garantia de qualquer indivíduo poder se manifestar, buscar e receber idéias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros. Isto pode acontecer pelas linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação.
A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas quando houver restrição, ela deve ser baseada em parâmetros claros, estritos e dentro de uma conjuntura definida. A restrição legítima é bem diferente de abuso de poder e ilegalidade.”

A opinião pública é um poderoso punho e deve ser respeitado e temido pelos usurpadores da sociedade.

(JR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário