Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

BEM X MAL


"Se Deus é Absoluto Infinito e a Raiz Universal de tudo o que existe na Natureza e no Universo - de onde provém o Mal ou o Demônio, senão da própria matriz áurea do Absoluto?"
(Encontrei este trecho num livro)

Como podemos distinguir o Bem do Mal, quando vemos que a luz não existe sem a escuridão, e que mesmo a maldade não existe sem que exista o bem, porque se tudo fosse bem ou mal, não haveria equilíbrio. Ou tudo o que existe seria Mal ou tudo seria Bom.

Se olharmos nas escrituras ocidentais, veremos que mesmo no Paraíso, que era onde o Ser humano estava e foi expulso, também existia o Mal. Isto quer dizer que é anterior ao ato humano. Se admitirmos a presença de anjos no Paraíso, estamos admitindo que não somos imagem e perfeição, já que o anjo é todo Bem e o demônio é todo Mal, e não somos nenhum dos dois.

Por outro lado, se somos imagem e perfeição, isto é, a imagem de Deus, dá a entender que Deus tem em si os dois lados da moeda, assim como nós.
Os dois lados são muito relativos e depende do ponto de vista do observador. Se pensarmos na história de Sodoma e Gomorra, veremos que os anjos destroem as cidades. Seria um ato de crueldade contra a humanidade. Onde está o Bem neste momento? Onde estariam as palavras de Deus perdoando os inimigos (dando a outra face) e as leis criadas por ele mesmo e entregue à Moisés, o qual, deus Jesus vem reformar? Deus em paradoxo consigo mesmo.

Deixando a Bíblia de fora, vemos que a Ciência Social não conseguiu mudar a humanidade. Os mesmos erros e a mesma ganância vem arrastando o Ser Humano milhares de anos sem ter muita mudança. Mudam a embalagem e o recheio é o mesmo. A mesma hipocrisia.
 
E por causa desta hipocrisia, vemos milhares de pessoas em busca de lucros e riqueza, esquecendo que o que se acumula nos cofres veio de algum lugar. E o que foi explorado e transformado em dinheiro jamais voltará ser o que era.

Existem muitas industrias que destroem grandes áreas de florestas ou áreas subterrâneas em busca de minério, áreas de cultivo e pecuária. Tudo tem seu preço. As florestas não voltam ser o que eram. Muitas árvores já foram extintas, assim como seus habitantes. O "chip" dentro do "PC" não voltará ser minério. Agora será apenas lixo, que sendo reciclado voltará ser lixo. 

Esta é a evolução da civilização. O intelecto evoluiu para a busca de suas riquezas, que são consideradas Bens. Mas estes Bens temporários fazem parte de um grandioso Mal, que corrói o espírito humano e seu amor, sua solidariedade. Ao invés de seguirmos para o futuro com uma consciência sã, regredimos ao passado, onde a lei era "olho por olho, dente por dente", ou seja, mal se paga com mal, bem se paga com bem. Longe de dar a face à tapa.

Os conceitos e preconceitos humanos criam vários símbolos que se cristalizaram e se tornaram deuses idolatrados por todos, sendo que com o tempo, estes símbolos conhecidos como deuses serão os próximos demônios, causadores de todos os males futuros.

Será que o Mal se torna Bem e o Bem se torna Mal, na evolução da vida? Se for esta a resposta, o conceito Yin e Yang está correto e comprova que as religiões puras se tornaram impuras e de dentro das religiões impuras pode sair algo puro e esta pureza é a evolução da vida, independente de Bem ou Mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário