Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

ESPORTE CLUBE PELOTAS

História

Fundação


O Pelotas foi fundado em 11 de outubro de 1908, originado da fusão entre Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club. O primeiro grande feito do Pelotas foi ganhar do Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do Brasil, em 24 de outubro de 1909, que até este dia nunca havia perdido uma partida sequer em sua história de mais de 9 anos de existência.


Em 1930, o Pelotas ganhou o primeiro título estadual da primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol, batendo o Grêmio na final.[2]


O Pelotas foi vice-campeão gaúcho cinco vezes, sendo o clube do interior, junto ao Juventude, que mais vezes chegou à final do campeonato gaúcho.


Em 2001, foi campeão da fase seletiva do Gauchão, e terceiro lugar na classificação final do campeonato, à frente da SER Caxias e do Internacional. Em vista disso, participou do Supercampeonato Gaúcho em 2002, da Copa Sul-Minas em 2002 (sendo clube fundador da Liga Sul-Minas), da Copa do Brasil de 2003 e da Série C do Campeonato Brasileiro em 2003.


Em sua história contemporânea, o Pelotas conquistou a segunda divisão gaúcha em 1983 e um título citadino em 1996. Em 2008, no ano de seu centenário, o Pelotas sagrou-se campeão da Copa FGF (cujo nome oficial é Copa Lupi Martins) sobre o Cerâmica de Gravataí, obtendo a vaga para a Recopa Sul-Brasileira de 2008 e para a primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D.

 Em 2008 a equipe feminina do E.C. Pelotas sagrou-se Campeã Gaúcha de Futebol.


O Pelotas é proprietário do Estádio Boca do Lobo e do Parque Esportivo Lobão, possuindo a melhor estrutura esportiva da zona sul do Rio Grande do Sul.

(fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário