Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A CRAVIOLA DE PAULINHO NOGUEIRA...


Craviola é um  instrumento musical de 12 cordas.
Possui o formato parecido com o do violão e em sua  sonoridade tem um toque do instrumento cravo misturado com viola, característica que deu origem ao nome. Atualmente existem relançamentos nas versões em 6 e 12 cordas, nylon e aço, nas linhas Brasil e Lutheria.

A certo tempo Paulinho Nogueira conseguiu unir suas duas paixões: desenho e música. Após estudo em que procurou conciliar estética e acústica ele criou o seu próprio instrumento de cordas - a Craviola.

Design: Desenho arrojado com curva pronunciada na parte superior.
 Material: Tampo harmônico - pinho sueco Fundo e laterais - jacarandá da Bahia Escala - ébano 12 cordas de aço.
 
A fábrica de instrumentos Giannini se interessa pelo projeto e em 1969 passa a produzi-la em grande escala lançando também as versões de 6 cordas de aço e 6 cordas de nylon.

Com um espaço de ressonância maior que o violão comum seu timbre lembra o da viola caipira e o do cravo - daí o seu nome. A forma belíssima e seu som peculiar fizeram a História da Craviola.

Os pedidos logo chegaram do exterior e ela foi exportada para vários países. Dessa forma aquilo que foi um sonho criativo se concretizou e pôde alcançar os amantes da música em lugares muito distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário