Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA

Via de regra existem três tipos de baterias:
A Leve: cujo som predominante é os naipes agudos;
A Pesada: cujo som predominante é os naipes graves;
A Intermediária: cujo som se divide em graves e agudos.
A maioria das baterias tem a seguinte formação:
- Surdo de 1ª: é o que dá andamento ao samba, sendo a base para os intérpretes. Sua afinação varia de acordo com a escola, umas com ele grave, outras com ele agudo.
- Surdo de 2ª: é o contra ponto do samba, serve como resposta para o surdo de 1ª. Sua afinação varia de escola para escola, umas com ele agudo e outras com ele grave.
- Surdos de 3ª: aparece entre o surdo de 1ª e de 2ª. É o que dá o swing. Sua afinação pode ser pouco mais agudo do que o de 2ª, varia de escola para escola.
- Surdos de 4ª ou de Marcação Contínua: mesmo ainda não sendo dito como surdo de 4ª vê que ele é bastante usado no Rio e em São Paulo. Tendo como função sua marcação contínua do inicio ao fim fazendo base para o andamento do samba. Sua afinação é a mesma do surdo de 3ª.
- Caixas repique, de guerra e taról: instrumentos muito importantes na bateria, pois são eles que ditam o andamento do samba junto com os surdos, fazendo os floreios (ornamentos melódicos), sua batida varia de escola para escola.
- Malacaxetas: a mesma função das caixas, ornamentam.
- Chocalho, ganzá ou rocar: responde como se fosse caixa de guerra. Seu uso varia de acordo com o mestre, podendo ficar sem tocar passagens inteiras do samba.
- Repique e repenique: responde para as caixas e taróis. Muito usados nas viradas e paradinhas.
- Tamborins: o mais importante. É o que faz o desenho (solo do samba).
- Cuíca, agogô, reco-reco, prato e frigideira: faz um molho todo especial no samba.
"A Bateria é o coração de uma Escola de Samba."

Nenhum comentário:

Postar um comentário