Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Arte ao alcance de todos...

jovem-fabrica-instrumentos-musicais-com-madeiras-de-lixao
David Rocha, 20 anos é o tipo de jovem que inspira.  Ele fabrica instrumentos musicais com madeiras recolhidas no lixão. David começou a aprender o ofício da luthieria (fabricação de instrumentos musicais) em 2009.
Desde então, o jovem  seleciona pacientemente madeiras desprezadas no lixão,  para dar a elas uma nova vida e utilidade totalmente diferente. São pedaços de guarda-roupas, gavetas, mesas e até uma caixa de bacalhau da Noruega que, pelas mãos e criatividade do jovem, são transformadas em instrumentos musicais e passam  novamente a fazer parte da vida das pessoas. A diferença é que nesta nova vida, a madeira não vai reproduzir o ruído de uma gaveta se fechando, mas sim, o som harmonioso de uma sonata de Bach, por exemplo.
Com seu trabalho de reciclagem, David já construiu cinco instrumentos musicais: um alaúde, um cavaquinho, um bandolim, um violão barroco e uma rabeca.
David conta que a paixão pela música começou na infância, quando ele assistia aos concertos da Sala São Paulo pela TV. Quando aprendeu a tocar, aos 16 anos, em uma igreja evangélica, o jovem sentiu necessidade de ter o seu próprio violino. Foi assim que ele foi aprender a construir instrumentos e a reciclar madeiras encontradas no lixão.
No começo, David levava os pedaços de madeira para que o seu professor avaliasse se era apropriada para os instrumentos.
David está cursando o último ano do ensino médio. No período da tarde,  ele trabalha como monitor da oficina de luthieria, onde recebe uma bolsa de R$ 450 da Fundação Tide Setúbal, que promove o curso.
Os violinos fabricados por David são de uma versão mais rústica, chamados de rabeca-violino,  por não seguirem as especificações rígidas usadas na fabricação do instrumento.
Segundo o seu professor, Fabio Vanini, o jovem obteve um resultado de qualidade muito rápido para os iniciantes. O professor apoia a iniciativa de David, pois diz que ao utilizar as madeiras do lixão, que já passaram pela prova do tempo, elas não mudarão mais suas características.
Eis aí mais um belíssimo exemplo de dedicação, criatividade e amor pela arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário